Mulher com tablet

Mais jogos para a turma do 8º ano

Tema: Brasil no século XIX, Período Regencial (turma: 8 º ano)

Ferramenta: Powerpoint

Objetivos
- Compreender o processo histórico da sociedade brasileira no período regencial, dando destaque às revoltas da Cabanagem, Farroupilha, Malês, Sabinada e Balaiada.
- Aprofundar, explanar e analisar os contextos sociais, políticos e econômicos da época.

Regras e Dicas para o professor:

A turma deverá ser divida em duas equipes, um representante de cada equipe deve disputar no ímpar par ou pedra papel e tesoura para ver qual equipe iniciará o jogo. Conforme os erros e acertos, as equipes vão alternando a vez de participar e os pontos conquistados devem ser adicionados no placar.
Para jogar o professor deve apertar F5 no teclado (modo “apresentação de slides”) e clicar com o mouse nos itens do jogo conforme os alunos forem solicitando.

Jogo de Pistas

Cada página constará com três questões diferentes, cabendo aos alunos escolherem uma das três pistas, um grupo de cada vez deve escolher uma pista e tentar adivinhar a resposta, caso acertem um ponto deve ser dado para a equipe que responder certo, mas se acaso errarem ou não saberem a resposta deve-se passar a vez ao outro grupo para abrir as demais pistas.
Caso ninguém adivinhe o ponto não será contabilizado.
Para aparecer a pista bem como a resposta é necessário clicar em cima do cartão, o mesmo se deve para atribuir pontos aos grupos.

BAIXE O JOGO NO BOTÃO ABAIXO:

Referências Bibliográficas:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Volume único. Ensino médio – 2ed. São Paulo: FTD, 2013.
BASILE, Marcello. O laboratório da nação: a era regencial (1831-1840). In: GRINBERG, Keila, e SALLES, Ricardo (org.). O Brasil imperial, v. II: 1831-1870. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
DEL PRIORE, Mary. Uma breve história do Brasil / Mary del Priore, Renato Venancio. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010 p.156-178
GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo (org.). O Brasil Imperial, volume 2 (1831-1870). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009 p. 187-267
JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. João Francisco Lisboa: Jornalista e Historiador. São Paulo: Ática, 1977, p.42-76
MOREL, Marco. O Período das Regências (1831-1840). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed., 2003. p.7-78
REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil: A história do levante dos malês. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2012
SANTOS, Sandra. CABANAGEM: CRISE POLÍTICA E SITUAÇÃO REVOLUCIONÁRIA. 2004. 133 Dissertação. (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 p.91-123
SOUZA, Paulo César de. A Sabinada. A revolta separatista da Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

Estamos realizando uma pesquisa acadêmica sobre o uso de jogos no ensino de História. Por favor, se aplicou nossos jogos em suas aulas, contribua com nossa pesquisa relatando sua experiência.
Avalie nossos materiais
Você autoriza a publicação de seu relato em nosso site ou em trabalhos acadêmicos?

Obrigado pelo envio!

Jogo de Pistas: Brasil no Período Regencial

Conteúdo relacionado: