top of page

Como dinamizar sua aula de História no 6 º ano

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Os estudantes das turmas de História do 6 º ano ainda são bem crianças para entender certos conceitos fundamentais da nossa disciplina, por isso, com essas turmas é preciso criatividade para ensinar História, ainda mais porque os temas que aparecem no currículo escolar do 6 ano são importantíssimos para a construção de uma consciência histórica.


Para melhorar o aprendizado nas aulas de História do 6º ano uma metodologia ativa e lúdica com o uso de jogos educativos é uma boa alternativa!

História 6 ano
Jogos educativos de História 6 º ano

Entender a fase de desenvolvimento psicossocial do aluno é fundamental para conseguirmos a compreensão e o aprendizado dos temas que devemos trabalhar na disciplina de História no 6 º ano. E por mais abstratos e complexos que possam ser alguns temas que aparecem no currículo é preciso trazê-los à realidade concreta, com narrativas que possam dar um caráter de materialidade ao assunto.


Para trazer ludicidade e materialidade aos temas trabalhados na disciplina de História no 6º ano os jogos educativos podem ser uma ferramenta muito útil. A seguir apresentamos algumas possibilidades.



Como trabalhar a introdução ao conhecimento histórico com jogos de História no 6 º ano


Uma possibilidade para trabalhar o tema das fontes históricas e da construção do conhecimento pelo historiador é um jogo de mímica ou de desenho (baseado no jogo Imagem & Ação), onde as cartas sorteadas para se fazer a mímica ou desenho sejam indicações de fontes históricas: Jornais, revistas, pinturas, fotografias, etc.


História 6 ano
Jogo O Mapa as Fontes

Você pode fazer um jogo assim de maneira muito rápida e simples, e dependendo da desenvoltura da turma eles vão gostar. Com a brincadeira de mímica eles vão entrar em contato com palavras que talvez não saibam o significado como por exemplo "xilogravura". Aí é uma oportunidade do professor mostrar aos alunos os tipos de xilogravuras e porque elas podem ser fontes para o estudo de um determinado assunto ou período.


Sobre esse mesmo tema, se a turma de 6º ano é de alunos mais tímidos, temos como alternativa um jogo de pistas e roleta que mostramos a seguir. Eles podem ficar intimidados demais para fazer mímica... E é preciso entender sempre a realidade da turma e da escola para que os jogos sejam realmente divertidos.



Jogo de Pistas e Roleta: O Historiador e suas fontes


O jogo de Powerpoint para ser projetado na sala de aula de História do 6 ano já é um pouco mais fácil para envolver os alunos, pois eles não precisam se expor tanto como no jogo de mímica. Como é um jogo para ser jogado coletivamente em duas equipes, os alunos precisam apenas adivinhar a palavra de acordo com as pistas. A roleta serve como um elemento de sorte que dá uma maior emoção ao jogo.



História 6 ano
Jogo de História 6 ano feito no Powerpoint

Nesse jogo através das pistas os alunos vão se familiarizando com os tipos de fontes com as quais o historiador pode construir o conhecimento.



Jogo de tabuleiro "Caçadores e Coletores" (História 6 ano)


Esse jogo é lançamento aqui em nosso site e foi elaborado especialmente para trabalhar com as turmas do sexto ano de História o tema dos Primeiros Habitantes da Terra e o período Paleolítico e Neolítico de uma forma bem diferente e divertida.


História 6 ano
Jogo de tabuleiro: Caçadores e Coletores

O jogo contém um tabuleiro e dois tipos de cartas: as cartas "Fato ou Fake", com perguntas sobre a História e as cartas "Habilidades", que podem ser utilizadas ao longo do jogo. Por exemplo: o jogador precisa ter a habilidade de caçar em equipe para poder abater um mamute, senão ficará uma rodada sem jogar.



Através do tabuleiro e das cartas a criança pode aprender de forma lúdica e narrativa vários elementos importantes da História do Paleolítico e Neolítico como por exemplo o domínio do fogo, a construção de moradias, o aperfeiçoamento das armas e o trabalho em equipe para a caça de grandes animais.



história 6 ano
Jogo de tabuleiro de História (6 º ano)



Jogo de História do Egito Antigo para o 6 º ano



História 6 ano
Jogo de História sobre o Egito Antigo (6 ano)

O Jogo O sarcófago tem um adicional que é oferecer às equipes a possibilidade de ganhar mais pontos (ou perdê-los!) dando a alternativo de abrir o Sarcófago. Assim como a roleta esses detalhes tornam o jogo mais divertido e dinâmico, pois a jogatina não se restringe apenas a responder ou memorizar elementos da História do Egito Antigo.


Esse também é um jogo de pistas feito no Powerpoint e você pode baixar gratuitamente através de nosso site, clicando aqui.


História 6 ano
Jogo de História (6 ano)


Jogo da memória: mitologia greco-romana de uma forma divertida!


Um simples jogo da memória no ambiente coletivo da sala de aula pode ser algo bem produtivo e divertido. A ideia desse jogo é formar pares com os deuses, no entanto, uma das cartas indica o nome do deus ou deusa em grego e a outra carta indica o nome em romano. A intenção é apresentar a mitologia grega e mostrar a força da influencia grega na cultura romana.


jogo da memória mitologia grega
Jogo da Memória: Mitologia greco-romana




Suas turminhas de História do 6 º ano vão amar!


Os jogos educativos acima são todos materiais elaborados para a sala de aula, pensados a partir da historiografia atualizada e das demandas da nova BNCC.


Alguns dos nossos jogos mais antigos estão disponíveis gratuitamente para baixar nesse link (https://www.canalcurtahistoria.com/conteudo-criatividade) .


Posts recentes

Ver tudo
Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page