top of page

Jogos para aulas de História mais divertidas e dinâmicas

Atualizado: 25 de out. de 2022

Como utilizar jogos nas suas aulas de História para torná-las mais divertidas e dinâmicas?

Desde que começamos esse trabalho com o desenvolvimento de jogos para aulas de História temos percebidos que jogar com os alunos pode ser uma estratégia que tem muito potencial nas aulas de História. Neste texto falaremos de alguns tipos de jogos e como ele pode contribuir para tornar suas aulas de História divertidas, dinâmicas e muito mais didáticas.



Suas aulas de História com jogos serão as aulas mais aguardadas pelos alunos!


É inegável a importância dos jogos e do elemento lúdico na História da humanidade. Em todas as épocas e em todas as culturas o ser humano criou e continua criando jogos. A ludicidade é tão importante que Huizinga, o famoso historiador holandês da cultura, escreveu um livro dizendo que o homem antes de ser Sapiens é Ludens, esse livro cujo título é Homo Ludens, aliás, é um clássico de todo pesquisador que se propõe a pensar e a trabalhar o jogo na cultura ou o seu papel no ensino.


Jogo de tabuleiro para aulas de História
Jogo de Mímica "Mapa das Fontes" para aulas de História

Por isso mesmo, por essa atração quase irresistível que o jogo exerce sobre nós e também sobre nossos alunos é que podemos explorá-lo como uma ferramenta poderosa para obtermos o engajamento e a participação dos alunos em nossas aulas de História, e trabalhar os temas de História de uma maneira muito mais envolvente e efetiva.

Somente com a interação real dos alunos entre eles e com o professor é que o conhecimento pode ser de fato construído em sala de aula. E os jogos podem servir como estratégia para criar esse clima de interação e de participação nas aulas de História.

Já falamos em outro post aqui nesse blog sobre o que é Gamificação, e porque esse conceito é importante para entendermos a utilização de jogos na sala de aula como uma metodologia ativa no contexto educacional. Hoje mostraremos alguns tipos de jogos que podem ser utilizados na sala de aula.



Jogos de tabuleiro para aulas de História


Uma possibilidade de jogos educativos para ser jogados em equipes de 4 a 5 alunos são os jogos de tabuleiro. No exemplo do jogo de tabuleiro "Terra à Vista", da imagem abaixo, podemos trabalhar nas aulas de História o tema das grandes navegações sob a perspectivas do cotidiano dos marinheiros nas embarcações, pois as cartas a serem retiradas tratam destas questões como a falta de água e comida, as doenças e rebeliões nos navios e todas as dificuldades enfrentadas nas navegações de longa distância dos séculos XV e XVI.


jogos para aulas de História
Jogo Educativo de História Terra à Vista: tabuleiro e carta para imprimir

A vantagem desse tipo de jogo de tabuleiro e cartas é que ele promove a interação entre os grupos de alunos e estimula a curiosidade sobre o tema, que pode ser explorada pelo professor.

No caso do jogo acima cada carta trás uma questão interessante de ser debatida e também aquilo que não está presente nas cartas pode ser questionado pelo professor aos alunos: Afinal qual era o objetivo dessas viagens? Por que esses marinheiros se arriscavam em viagens tão longas, duras e perigosas?

São questões que podem ser colocadas e explicadas em uma boa aula de História sobre as grandes navegações e o mercantilismo. Nesse caso o jogo de tabuleiro é um pretexto (ou uma ferramenta) para introduzir o tema ou, dependendo das escolhas e do planejamento das aulas de História pelo professor pode ser também uma momento de fechamento da discussão, quando o assunto já foi apresentado em aulas anteriores. Você pode baixar gratuitamente esse jogo clicando aqui.



Jogos de Quiz para aulas de História


Um Quiz pode ser um jogo bem divertido para se utilizar em sala de aula, especialmente nos momentos finais da apresentação e debate sobre um tema, como uma revisão ou uma retomada do assunto. Porém, para ser realmente divertido e didático, ele precisa ser muito bem elaborado, e isso dá trabalho!

A maior parte dos Jogos de Quiz que encontramos gratuitamente pela internet não há um grande cuidado na elaboração das questões e muito menos na apresentação estética do jogo. E. convenhamos, não queremos trabalhar com os nossos alunos apenas datas e nomes, queremos perguntas que de fato acrescentem uma reflexão sobre o tema. Além das perguntas, podemos trabalhar imagens e mesmo explicações, tudo em uma mesma ferramenta.



Quiz de História do Brasil no Powerpoint


Utilizando como ferramenta o programa Powerpoint para o desenvolvimento de jogos educativos podemos trabalhar além das questões em si do Quiz, também imagens e mesmo um layout com explicações sobre porque determinada alternativa está correta ou não. No nosso curso de gamificação Jogando com a História ensinamos a fazer jogos de Quiz no Powerpoint que nem parecem que foi feito em um programa tão simples e conhecido.



Um exemplo de jogo de Quiz feito no Powerpoint é o Jogo de Quiz Revoltas Populares no Brasil (1808-1840) elaborado por mim e por um grupo de acadêmicas do projeto Residência Pedagógica do curso de História da Unioeste, que você pode baixar gratuitamente por aqui.

É um jogo simples de perguntas e respostas, mas a apresentação e o layout dele, feito todo no Powerpoint, dão a esse jogo uma "cara" de jogo de verdade. Ou seja, os aspectos estéticos do jogo não devem ser ignorados por nós professores quando vamos elaborar um jogo educativo para aulas de História.




O jogo pode ser uma ferramenta incrível em suas aulas de História


A grande vantagem dos jogos digitais, como esse jogo de Quiz feito no Powerpoint, é que eles podem ser baixados e utilizados em escolas mesmo que não tenham internet. Outra vantagem é que basta projetá-los no datashow e o professor ou a escola não tem o custo de imprimir as cartas e tabuleiros como nos jogos mostrados anteriormente.

Os jogos digitais projetados na tela da sala de aula são jogos extremamente envolventes e cabe ao professor dividir a turma em duas equipes e gerenciar a empolgação de seus alunos, pois dificilmente haverá alunos apáticos nessa aula de História, todos se envolvem de maneira muito ativa e voluntária. Você pode encontrar outros jogos de Powerpoint sobre outros temas de História clicando aqui.

Tanto jogos impressos quanto jogos digitais são ferramentas que podem ser incríveis nas aulas de História.

Nós professores de História, temos a vantagem de trabalhar com uma disciplina muito propícia para a desenvolvimento de atividades lúdicas, não é à toa que a indústria dos games eletrônicos e do cinema têm explorado tanto os temas históricos!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page