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47 itens encontrados para ""

  • Canal Curta História/Jogos para aula de História

    Jogos para o ensino de História Suas aulas de História podem ser mais envolventes e dinâmicas com jogos: ​​ O jogo na sala de aula não é somente um passatempo ou uma diver são, ele é acima de tudo uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Acervo de jogos Lançamentos de 2023: Jogo de Tabuleiro Caçadores e Coletores Elaborado para turmas de História do 6º ano, esse jogo visa trabalhar o tema dos primeiros habitantes da Terra de uma maneira lúdica e divertida. Suas turmas vão amar! Jogo de Tabuleiro Adivinha quem eu sou! Brasil Primeira República Jogo em PDF para imprimir e trabalhar com suas turmas de 9º ano e ensino médio os aspectos sociais, políticos e culturais do Brasil no período da Primeira República. Veja quem já teve resultados utilizando nossos jogos: Nikolas Corrent Professor de História Prudentópolis (PR) A participação aconteceu de maneira envolvente e dinâmica, na qual os alunos puderam aprender a História de maneira divertida! Os jogos são excelentes, motivam o aluno a "investigar" os processos históricos e compreender que a História está em tudo! Ivana Tavares Professora de História Macaé (RJ) Eu tive a felicidade de ter acesso a alguns jogos, como os jogos de pistas, os jogos feitos em Powerpoint, e poder usar esses jogos com os meus alunos, o que me auxiliou bastante, facilitou a aprendizagem dos alunos e tornou minha aula muito interessante. Stefânia Schier Medianeira PR Uma das melhores contribuições para minhas aulas, foram os jogos super educativos e divertidos do Canal Curta História. Meus alunos adoraram e aprenderam muito. Pedem toda semana um jogo novo, me enlouquecem! Parabéns pelo trabalho professora Cláudia e equipe!

  • Jogos na aula de História

    Jogos Educativos de História Suas aulas de História mais criativas e dinâmicas com jogos! Jogo Adivinha quem eu sou? Brasil Primeira República Jogo de tabuleiro e cartas para imprimir (jogo em PDF) Saiba mais Jogo Mundo Grego Jogo de cartas e tabuleiro (PDF para imprimir) Saiba mais Jogo da Memória: Renascimento Jogo em PDF para imprimir Saiba mais Jogo da memória: mitologia greco-romana Jogo da memória em PDF para imprimir Saiba mais Jogo das 3 pistas: Iluminismo Jogo de pistas em Powerpoint para ser projetado em sala de aula Saiba mais Jogo das 6 pistas: Origens Jogo de Powerpoint para ser projetado em datashow Saiba mais Jogo de Mímica O mapa das fontes Jogo em PDF para imprimir Saiba mais Jogo de Tabuleiro "Astecas" PDF para imprimir ​ Saiba mais Jogo de tabuleiro Caçadores e Coletores Jogo de cartas e tabuleiro para imprimir (Jogo em PDF) Saiba mais Jogo educativo de História: O Historiador e suas fontes Jogo em Powerpoint para ser projetado em datashow Saiba mais Quiz com Imagens: Revolução Francesa Jogo de Quiz de Powerpoint para ser projetado em sala de aula Saiba mais

  • Jogo da Memória: Renascimento

    < Back Jogo da Memória: Renascimento Jogo em PDF para imprimir Esse jogo tem o objetivo de familiarizar os alunos com relação às obras e seus autores. Os pares não são cartas iguais: uma carta é o autor da obra, por exemplo, Leonardo da Vinci e a outra carta é a obra Mona Lisa. Para facilitar a identificação dos pares as cores do contorno são iguais! Referências Bibliográficas: GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC,1999.​ MICELI, Paulo. História Moderna. São Paulo: Contexto, 2013. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1994. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo de Mímica O mapa das fontes

    < Back Jogo de Mímica O mapa das fontes Jogo em PDF para imprimir Uma possibilidade para trabalhar o tema das fontes históricas e da construção do conhecimento pelo historiador é um jogo de mímica ou de desenho (baseado no jogo Imagem & Ação), onde as cartas sorteadas para se fazer a mímica ou desenho sejam indicações de fontes históricas: Jornais, revistas, pinturas, fotografias, etc. Você pode fazer um jogo assim de maneira muito rápida e simples, e dependendo da desenvoltura da turma eles vão gostar. Com a brincadeira de mímica eles vão entrar em contato com palavras que talvez não saibam o significado como por exemplo "xilogravura". Aí é uma oportunidade do professor mostrar aos alunos os tipos de xilogravuras e porque elas podem ser fontes para o estudo de um determinado assunto ou período. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo Adivinha quem eu sou? Brasil Primeira República

    < Back Jogo Adivinha quem eu sou? Brasil Primeira República Jogo de tabuleiro e cartas para imprimir (jogo em PDF) OBJETIVOS: -Revisão da História do período da Primeira República no Brasil, especialmente os temas da Revolta de Canudos, Contestado, Revolta da Vacina, Coronelismo e Tenentismo. - Destacar a importância dos aspectos culturais relacionados ao modernismo no Brasil. SOBRE O JOGO: Esse Jogo Educativo foi elaborado para trabalhar com turmas de nono ano e ensino médio os aspectos culturais, políticos e sociais do Brasil no período da Primeira República.: Contestado, Guerra de Canudos, Revolta da Chibata, Revolta da Vacina, Semna da Arte Moderna, Tenentismo, Coronelismo, República do Café com Leite, etc... São muitos os temas abordados nesse jogo. O tabuleiro pode ser impresso e ser jogado em grupos menores ou com a turma toda! Depende da escolha do professor! Esse tipo de jogo é muito eficiente para uma revisão. Cada carta tem 10 dicas sobre os temas que podem ser: Lugar, Pessoa, Objeto ou Eu sou. As cartas "Eu Sou" podem ser conceitos ou expressões relativas à temática, como o "voto de cabresto" ou "coronelismo". Esse estilo de jogo é muito divertido e permite ao professor realizar uma revisão mais ampla e aprofundada do que os jogos mais simples de perguntas e respostas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: NOVAIS, Fernando A. (org.) História da Vida Privada no Brasil: República: da Belle Époque à Era do Rádio. Companhia das Letras:1998. VAINFAS, Ronaldo (et al). História 3: O mundo por um fio, do século XX ao XXI. São Paulo: Saraiva, 2013. CAMPOS, Flávio de (et al). História: Escola e Democracia (9 ano) São Paulo: Moderna, 2018. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo Mundo Grego

    < Back Jogo Mundo Grego Jogo de cartas e tabuleiro (PDF para imprimir) OBJETIVOS: - Revisar aspectos da cultura e da história da Grécia Antiga, especialmente seus aspectos políticos, artísticos, culturais e sociais. SOBRE O JOGO: Esse jogo de tabuleiro e cartas para imprimir é mais adequado para trabalhar com alunos do ensino médio e é composto por dois tipos de cartas: as cartas de perguntas que podem abordam temas sobre a filosofia, a mitologia, os jogos olímpicos, o cotidiano, as artes e as guerras do mundo grego e as cartas de objetivos que devem ser alcançados pelos jogoadores. Cada jogador recebe objetivos diferentes conforme a pólis que ele pegar no começo do jogo. Por exemplo, o jogador que pegar a carta "Atenas" terá que responder questões sobre a Mitologia, a Filosofia, as Artes e Guerras. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. VAINFAS, Ronaldo (et al). História 1: Das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas. São Paulo: Saraiva, 2013. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo das 3 pistas: Iluminismo

    < Back Jogo das 3 pistas: Iluminismo Jogo de pistas em Powerpoint para ser projetado em sala de aula OBJETIVOS: Revisar o tema da História do Iluminismo no século XVIII e relacioná-lo com acontecimentos políticos anteriores do século XVII (Revolução Inglesa) e posteriores do século XVIII (Revolução Francesa); Destacar a influência da Revolução científica na filosofia Iluminista. SOBRE O JOGO: Esse é um jogo para ser projetado em sala de aula pelo datashow e jogado com a turma dividida em duas equipes que devem se alternar para opinar a resposta na medida em que as pistas forem aparecendo. Para tornar o jogo mais didático nas respostas foi adicionado uma breve explicação sobre os temas que aparecerem como no exemplo da imagem abaixo sobre a Enciclopédia. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2018. CAMPOS, Flávio de (et al). História: Escola e Democracia (8º ano). São Paulo: Moderna, 2018. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo da memória: mitologia greco-romana

    < Back Jogo da memória: mitologia greco-romana Jogo da memória em PDF para imprimir OBJETIVOS: - O objetivo desse jogo é encontrar os pares dos deuses da mitologia, no entanto, em uma das cartas dos pares o nome do deus ou deusa está em grego e na outra o nome está em romano. - Refletir sobre a importância da influência da cultura grega para os romanos.​ SOBRE O JOGO: Um simples jogo da memória no ambiente coletivo da sala de aula pode ser algo bem produtivo e divertido. A ideia desse jogo é formar pares com os deuses, no entanto, uma das cartas indica o nome do deus ou deusa em grego e a outra carta indica o nome em romano. A intenção é apresentar a mitologia grega e mostrar a força da influencia grega na cultura romana. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CAMPOS, Flavio de (et. al) História: Escola e democracia (livro didático para 6º ano) . São Paulo: Moderna, 2018. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo das 6 pistas: Origens

    < Back Jogo das 6 pistas: Origens Jogo de Powerpoint para ser projetado em datashow O tema da ancestralidade dos africanos trazidos para Brasil em mais de três séculos de tráfico transatlântico de escravizados é algo fundamental para a população afro-brasileira. Aqui é preciso dizer o óbvio: assim como as populações de origens europeias tem interesse pela história e o passado de seus familiares, as populações de origens africanas também querem se orgulhar da riqueza da cultura de seus ancestrais e saber sobre sua história. E essa é uma das razões da lei n. 10.639/2003 e sua ênfase no ensino da pluralidade cultural brasileira. O Jogo de Pistas "Origens" por exemplo é uma dica para trabalhar a variedade e a pluralidade da cultura negra das antigas "nações étnicas" dos escravizados trazidos para o Brasil. Esse é um tema importante para observarmos a relação entre fatos históricos ocorridos no Brasil, como a Revolta dos Malês por exemplo, e a origens étnicas dos escravizados protagonistas desses fatos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MEREDITH, Martin. O destino da África. Rio de Janeiro: Zahar, 2017. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo de tabuleiro Caçadores e Coletores

    < Back Jogo de tabuleiro Caçadores e Coletores Jogo de cartas e tabuleiro para imprimir (Jogo em PDF) OBJETIVOS: -Apresentar elementos da vida humana no período paleolítico e neol'tico e a importância do desenvolvimento de habilidade sociais e culturais para a humanidade. SOBRE O JOGO: Esse jogo é lançamento do nosso site em 2023 e foi elaborado especialmente para trabalhar com as turmas do sexto ano de História o tema dos Primeiros Habitantes da Terra e o período Paleolítico e Neolítico de uma forma bem diferente e divertida. O jogo contém um tabuleiro e dois tipos de cartas: as cartas "Fato ou Fake", com perguntas sobre a História e as cartas "Habilidades", que podem ser utilizadas ao longo do jogo. Por exemplo: o jogador precisa ter a habilidade de caçar em equipe para poder abater um mamute, senão ficará uma rodada sem jogar. Através do tabuleiro e das cartas a criança pode aprender de forma lúdica e narrativa vários elementos importantes da História do Paleolítico e Neolítico como por exemplo o domínio do fogo, a construção de moradias, o aperfeiçoamento das armas e o trabalho em equipe para a caça de grandes animais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: HARARI, Yuval Noha. Sapiens: Uma breve história da humanidade. LP&M, 2011. CAMPOS, Flávio de. História, escola e democracia. (livro didático do 6º ano). São Paulo: Moderna, 2017. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo educativo de História: O Historiador e suas fontes

    < Back Jogo educativo de História: O Historiador e suas fontes Jogo em Powerpoint para ser projetado em datashow OBJETIVOS: -Apresentar aos alunos do sexto ano o tema da construção do conhecimento historiográfico; -Familiarizar os alunos com os diferentes tipos de fontes possíveis trabalhadas pelos historiadores; SOBRE O JOGO: O jogo de Powerpoint para ser projetado na sala de aula de História do 6 ano é um jogo divertido e fácil de aplicar. Como é um jogo para ser jogado coletivamente em duas equipes, os alunos precisam apenas adivinhar a palavra de acordo com as pistas. A roleta serve como um elemento de sorte que dá uma maior emoção ao jogo. No curso de gamificação Jogando com a História ensinamos como fazer esse tipo de jogo utilizando como ferramenta o Powerpoint REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CAMPOS, Flávio de (et al). História: escola e democracia. (livro didático do 6º ano). São Paulo: Moderna, 2018. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

  • Jogo de Tabuleiro "Astecas" PDF para imprimir

    < Back Jogo de Tabuleiro "Astecas" PDF para imprimir ​ Jogo de tabuleiro "Astecas" (PDF para imprimir) - Objetivos: - Familiarizar os alunos em relação aos aspectos culturais, sociais e políticos do Império Asteca; - Revisar através das cartas "Fato ou Fake" o conteúdo apresentado sobre os astecas; - Como Jogar: - Esse jogo pode ser jogado com grupo de até seis jogadores. - será necessário um dado e peões para os jogadores. - Ao jogar os dados o jogador deverá andar as casas indicadas no dado. Caso o peão caia na casa indicada com "interrogação", o jogador ao lado deverá ler a questão e o jogador da rodada deverá responder se fato ou fake, se ele acertar avança mais 3 casas, se errar deverá retornar 3 casas. - se o peão do jogador cair na casa indicada no tabuleiro com uma "águia" deverá pegar uma carta com esse símbolo, a leitura da carta indicará se o jogador deve avançar ou recuar no tabuleiro. - Se o peão cair na casa indicada com número nenhuma ação precisará ser feita. - Ganha o jogador se chegar primeiro ao final da trilha. Ao clicar no botão comprar, você será redirecionado para Hotmart pages, plataforma responsável pela venda. COMPRAR <<< Jogo anterior Próximo Jogo >>>

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