Mulher com tablet

Mais jogos para a turma do 6º ano

Tema: Egito Antigo (6 Ano)

Ferramenta: Powerpoint

Objetivo 1: Revisar e fixar o conteúdo acerca da História do Egito Antigo, abordando temas como: formação política, localização geográfica, sociedade e religião egípcia.

Objetivo 2: Proporcionar uma aprendizagem significativa sobre a história do Egito Antigo auxiliando na capacidade de absorver e construir conceitos.

Objetivo 3: Desenvolver o senso de vividez da História no presente.

Objetivo 4: Despertar nos alunos novos interesses sobre o assunto buscando desenvolver novas habilidades de apropriação do conteúdo trabalhado.

- Baixe o jogo no botão abaixo;
- O jogo é um arquivo de powerpoint, então abra o arquivo no modo de exibição de slides, ligue o som e compartilhe a tela ou reproduza na sala de aula pelo data-show;
- Esse é um jogo de pistas, a turma deve ser dividida em duas equipes, aconselhamos deixá-los escolher o nome de cada time que se relacione com o tema Egito Antigo, exemplo: Pirâmide Vs Faraó. (Mas cabe ao professor decidir pelos alunos, caso veja que isso atrapalhará o andamento do jogo).
Aconselhamos marcar no quadro, num caderno ou num arquivo de word ou bloco de notas os pontos de cada equipe.

Instruções (Essas instruções estão disponíveis também antes de iniciar o jogo no PowerPoint):
1º- Os jogadores/alunos se dividirão em duas equipes e competirão entre si. A equipe que mais pontuar será a vencedora.
2º-Para pontuar é necessário acertar as perguntas. Caso não saibam as respostas será possível abrir um papiro que contém uma dica. Em cada pergunta a equipe começa com 10 pontos, mas a cada papiro aberto a equipe perde 1 ponto, podendo perder até 5 pontos no máximo. Ou seja, Quanto mais papiros abertos, menos pontos a questão vale.
3º- Se ao final das dicas o grupo não acertar, a questão valerá 0 PONTOS e a equipe não poderá abrir o sarcófago. Com a próxima questão indo para a outra equipe.
4º- Caso a equipe opte por arriscar abrindo o Sarcófago, poderá ganhar até no máximo 3 pontos, ou perder até 3 pontos. Com a decisão de abrir ou não sendo tomada pela pessoa que respondeu a pergunta.

IMPORTANTE:
Certifique-se de estar utilizando o PowerPoint, programas similares como o famoso LibreOffice Impress não funcionam neste caso, pois não possuem as animações que utilizamos ao montar o PowerPoint.
Então NÃO UTILIZE O LIBREOFFICE IMPRESS PARA JOGAR. O PowerPoint ONLINE também não funciona!

Referências Bibliográficas:

MACDONALD, Fiona. Egípcios Antigos. [S. L.]: Editora Moderna, 1996. (Coleção Desafios).

PELLEGRINI, Marco César et al. Contato História. São Paulo: Quinteto Editorial Ltda, 2016. 288 p.

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Atual, 1994.

VERCOUTTER, Jean. O Egito Antigo. Rio de Janeiro. Difel/ Difusão Editorial S.A, 1980

Estamos realizando uma pesquisa acadêmica sobre o uso de jogos no ensino de História. Por favor, se aplicou nossos jogos em suas aulas, contribua com nossa pesquisa relatando sua experiência.
Avalie nossos materiais
Você autoriza a publicação de seu relato em nosso site ou em trabalhos acadêmicos?

Obrigado pelo envio!

Jogo de Pistas: Egito Antigo

Conteúdo relacionado: