top of page

Jogos no ensino de História: aposte nesta metodologia

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Entender o que é gamificação e sua função na educação e o potencial dos jogos no ensino de História passa por observar a importância do jogo na História e na cultura. A atração pelo jogo é algo tão intrínseco ao ser humano que é difícil até pensar em humanidade sem o elemento lúdico.


Jogos para o ensino de História
Jogo da Memória para o ensino de História: Renascimento



Em todas as sociedades e em todas as épocas existiram jogos: da Mesopotâmia e o famoso Jogo Real de Ur ao Egito e o Senet, o jogo dos faraós, da civilização indiana que criou o ancestral do Xadrez, o Chaturanga, à civilização islâmica que aperfeiçoou o Xadrez e o levou para o mundo, da África e seus vários tipos de Mancalas ao Patolli dos povos originários da América ... Em todo e qualquer lugar, jogos de diferentes tipos e mecânicas foram amados e preservados durantes séculos, até mesmo milênios.


Pensar o jogo não é, portanto, modinha, tampouco é novidade falar em jogos no ensino de História e na educação. Inclusive muitos dos jogos mencionados acima também tinham funções rituais, religiosas e até mesmo didáticas que iam muito além do mero entretenimento. A humanidade sempre aprendeu com jogos...




Jogo Real de Ur Mesopotâmia
Jogo Real de Ur: Jogo da Antiga Mesopotâmia



O que é Gamificação e como os jogos podem ser úteis no ensino de História


O longo e bem-sucedido casamento entre os jogos e a humanidade é a prova de que qualquer coisa que envolva jogos terá sucesso entre nós. Foi pensando nessa ideia que foi criado o termo gamificação, uma palavra nova e "estranha" que basicamente significa utilizar elementos da estrutura dos jogos para engajar pessoas em atividades que não sejam necessariamente jogos. Por exemplo, mecanismo de recompensa, pontos, distintivos, placares, competição, de colaboração em equipe, etc. No entanto o termo surge num ambiente ligado às tecnologias digitais, ao marketing e à administração de RHs de empresas e posteriormente foi sendo adaptado ao âmbito da educação.


Gamificação pode ser definida como:


O uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos. (BURKE, Brian, 2015, p.16)


Curso de Gamificação na Educação
Jogos do Curso de Gamificação Jogando com a História

De acordo com a definição acima gamificar uma aula não é necessariamente utilizar jogos. Mas o conceito não deve ser visto como uma camisa-de-força. Se quisermos utilizar a gamificação (mecânicas de jogos) e também incorporar os jogos ao ensino de História, por sabermos o potencial dessas ferramentas, nada nos impede.



8 motivos pra você utilizar jogos no ensino de História



Os jogos podem ser uma ótima ferramenta para ajudar nossos alunos a aprender e melhorar suas habilidades em diversas áreas, especialmente na aprendizagem de História. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os jogos podem ajudar os alunos:


1. Aprendizagem ativa:


Os jogos no ensino de História fornecem aos alunos uma experiência de aprendizagem ativa, na qual eles podem experimentar diferentes estratégias e testar suas habilidades contra outras pessoas.



2. Engajamento:


Os jogos são divertidos e envolventes, no ensino de História pode ajudar a manter os alunos interessados e motivados a aprender.



3. Resolução de problemas:


Muitos jogos exigem que os alunos resolvam problemas e desenvolvam soluções criativas para desafios complexos.


4. Aprendizagem colaborativa:


Todos os nossos jogos para o ensino de História são jogados em grupo incentivando a colaboração e comunicação entre os alunos.


5. Feedback imediato:


No ensino de História os jogos podem fornecer feedback imediato sobre o desempenho dos alunos, permitindo que eles saibam o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar.


6. Aprendizagem personalizada:


Os jogos podem ser adaptados para atender às necessidades individuais de cada aluno, permitindo que eles se concentrem em áreas que precisam de mais atenção.


7. Desenvolvimento de habilidades sociais:


Os nossos jogos incentivam os alunos a trabalharem juntos, cooperarem e resolverem conflitos, ajudando-os a desenvolver habilidades sociais importantes.


8. O jogo oferece uma experiência narrativa no ensino de História:


No jogo é celebrado o lúdico e toda a entrega que há no momento do jogo se dá pela beleza do jogo e não por algum motivo pragmático ou interessado.



Jogos para o ensino de história
Quiz sobre fascismo: Jogo para o ensino de História


Aposte nessa ideia!


No geral, os jogos podem ser uma ferramenta valiosa para ajudar os alunos a aprender e desenvolver habilidades importantes. Desde jogos educacionais até jogos de estratégia, há muitas opções disponíveis que podem ajudar os alunos a alcançar seu potencial, aprender História e ao mesmo tempo se divertir.




Referências Bibliográficas:


BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.

1.509 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page