top of page

Como trabalhar fontes históricas na aula de História

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Esse é um tema crucial para o historiador: o trabalho com suas fontes. No campo da ciência historiográfica as fontes históricas garantem a legitimidade e a autoridade do argumento do pesquisador e por mais divergências que possam existir entre os historiadores sobre o tema da análise e interpretação das fontes históricas, não há nenhum que negue a necessidade delas para a construção do conhecimento histórico. Esse é um raro consenso entre os historiadores: Não existe História sem fontes históricas.


Mas como trabalhar esse tema tão fundamental na aula de História? Como despertar o interesse do aluno pelo olhar crítico e investigativo para que ele compreenda a importância das fontes históricas no processo de construção do conhecimento? Nesse texto apresentarei algumas ideias para aplicar em sala de aula.


fontes históricas
Jogo de Powerpoint sobre os tipos de fontes históricas

A materialidade das fontes históricas


Dentre os possíveis tipos de fontes a serem trabalhados em uma aula de Introdução ao conhecimento histórico aquelas que advém da Cultura Material são as que chamam mais atenção dos alunos e podem ser um meio valioso de começar a contar uma história. E se houver a possibilidade de trazer o objeto físico para a sala de aula com certeza isso será uma excelente forma de abordar o tema das fontes históricas: pode ser um utensílio doméstico, uma peça de roupa, uma ferramenta, um livro, etc. Eu usaria o exemplo do brinquedo.


Brinquedos antigos encantam qualquer um (inclusive aos adultos!) e a partir deles você pode contar uma história sobre você quando era criança ou de sua família e mostrar aos alunos que todo indício do passado tem uma história, mas é preciso investigá-lo fazendo perguntas: da onde veio esse objeto, para que servia, quando foi utilizado, quem o conservou, quando ele era utilizado, em que ocasiões etc... Inclusive essa história familiar pode se entrecruzar com a História mais ampla das condições econômicas, culturais e políticas de uma época...



Fontes históricas
Brinquedos antigos também podem ser fontes históricas (Imagem: Museu Histórico Willy Barth de Toledo-PR)

A "Dinâmica da Cicatriz": indícios que contam histórias


Um ideia de dinâmica para se fazer em sala de aula, tanto no ensino fundamental como no ensino médio, é chamar alunos voluntários que tenham uma cicatriz e que queiram contar uma história sobre ela.


Eu e uma colega de trabalho, a professora Aparecida Darc de Souza, já fizemos essa dinâmica com crianças do quinto ano do ensino fundamental e surgiram histórias engraçadas, divertidas, mas também histórias tristes e marcantes. Quando colocamos os alunos como protagonistas eles se veem como parte da História e aprendem que suas histórias também tem um sentido e um valor. E além disso, ensinamos que as cicatrizes, indícios que contam histórias, funcionam de certa forma, como as fontes históricas pesquisadas pelos historiadores. Todo passado deixa as suas marcas, e a partir de perguntas e de um método para sua análise podemos conhecer sobre o nosso passado coletivo e construir um sentido e uma reflexão sobre isso.


O vídeo abaixo produzido coletivamente pelo Canal Curta História foi pensado a partir dessa ideia da cicatriz.




Jogos para trabalhar fontes históricas


E por último, como não pode faltar essa tema por aqui, há também a possibilidade de utilizar jogos educativos para abordar o tema das fontes históricas em sala de aula.


Do Canal Curta História temos dois jogos sobre fontes históricas.


Um é o jogo de Powerpoint "O historiador e suas fontes", que é um jogo de pistas e roleta com o objetivo de abordar os diferentes tipos de fontes possíveis, como fotografia, pintura, jornais, documentos, etc.



fontes históricas
Jogo de Powerpoint sobre fontes históricas


Outro jogo educativo para abordar o tema das fontes históricas é o jogo "O Mapa das Fontes" que é um jogo de mímica ou de desenho, só não vale falar e escrever. Funciona como o jogo de Imagem e Ação, onde a equipe precisa adivinhar sobre o que se trata a cartinha tirada. As vezes são palavras bem difíceis, como por exemplo, xilogravura, outras podem ser mais fáceis como revistas e jornais.


O objetivo de ambos os jogos é familiarizar o aluno com os tipos de fontes possíveis de serem pesquisadas pelo historiador.



fontes históricas
Jogo educativo sobre fontes históricas

Fontes históricas podem ser trabalhadas de maneira lúdica


As ideias mencionadas acima demonstram que podemos abordar em sala de aula de uma maneira lúdica e instigante um tema teórico e bastante complexo como esse da construção do conhecimento histórico a partir das fontes.


Se você quer entender mais sobre o poder do lúdico e sobre a metodologia da gamificação para tornar suas aulas mais divertidas e dinâmicas fique atento à nossas publicações!


Até mais!




Posts recentes

Ver tudo
Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page