top of page

Aula lúdica de História com jogos!

Atualizado: 17 de ago. de 2023


Certamente você, que é professor ou professora, já encarou uma ou mais turmas desmotivadas e desinteressadas. As vezes a situação é tão ruim que você já não sabe mais o que fazer em sua aula de História para mudar o estado de coisas. Um recurso poderoso que pode fazer seus alunos mudarem da água para o vinho é utilizar jogos e promover uma aula lúdica de História.


Nesse texto vou te apresentar algumas ideias de como inserir os jogos educativos na aula de História tanto para os alunos menores do ensino fundamental II quanto para os mais velhos do ensino médio. Uma aula lúdica de História é uma maneira prazerosa de ensinar e de aprender!



Aula lúdica de História
Jogo educativo: Aula lúdica de História do Brasil na Primeira República


Como trabalhar a aula de História de forma lúdica?


Os jogos educativos são ferramentas amplamente exploradas por disciplinas como matemática, inglês, português e educação física. No entanto, nós, professores de História, ainda não temos o hábito de utilizar esse recurso na nossa aula de História. Tanto que, quando se fala em gamificação na educação, poucas reflexões encontramos sobre gamificação na aula de História. Há inclusive poucos materiais lúdicos sobre História disponíveis para utilização dos professores.


Em função dessa carência é que criamos o site Canal Curta História, pois acreditamos que a aula de História é um ambiente profícuo para recorrermos ao lúdico, tanto no sentido da competição, quanto da imaginação.


Os jogos na aula de História podem ser muito mais do que o jogo de Quiz, ou de cruzadinha e caça-palavras.


Há uma infinidade de possibilidades diferentes de trabalhar com os jogos educativos de História, tanto no momento de introdução ao assunto e na fase de reflexão e entendimento do tema, quanto no momento final de revisão e de destacar os pontos principais da aprendizagem.




Qual é o melhor momento da aula de História para aplicar o jogo?


Isso depende muito da intenção do professor. Um jogo pode ser um recurso para estimular a curiosidade do aluno, uma espécie de gatilho para que ele faça perguntas sobre o assunto e sinta a necessidade de saber sobre um determinado personagem ou período. Somente a curiosidade pode levar o alunos a novas descobertas e reflexões para a construção de um pensamento crítico.


aula de História
Jogo para aula de História sobre Debret e a sociedade brasileira no século XIX

O jogo da imagem acima é um exemplo para ser utilizado como introdução de uma aula de História. É um jogo dos 4 erros, mas não são imagens para comparar uma com a outra. O objetivo aqui é observar elementos da pintura que não fazem parte do contexto em que foi pintado, por exemplo, a caixinha de leite no cesto de uma das mulheres.


As pinturas do artista francês Jean-Baptiste Debret podem ser uma fonte para analisar diversos temas do Brasil do século XIX e pode ser um recurso útil tanto com turmas de oitavo ano quanto com turmas do ensino médio.


Temas como o racismo no Brasil, trabalho escravo no século XIX ou a cultura-afro brasileira podem ser trabalhados na aula de História com esse jogo feito no Powerpoint.



O jogo educativo de História pode ser parte da reflexão em sua aula



aula de história
Jogo de Mímica para aula de História

Também no momento de desenvolvimento da reflexão, o jogo educativo pode ser utlizado para uma aula lúdica de História. Um exemplo para isso é o jogo de mímica que pode ser um recurso muito divertido e proveitoso. Nas cartas do jogo da imagem acima, aparecem palavras sobre as quais o alunos deve fazer a mímica ou o desenho. Algumas palavras podem ser de difícil compreensão para o aluno, como a palavra "Iluminuras" por exemplo. Essa é uma chance para o professor separar essa palavra para depois explicar o significado dela.


Embora seja uma temática que consta no currículo da turmas sexto ano, a reflexão sobre fontes históricas e a construção do conhecimento histórico não precisa ser um assunto discutido somente nesse nível de ensino.


O professor que sempre problematiza as fontes e trabalha com fontes históricas em sua aula de História, pode contribuir muito para a formação do aluno, não somente em relação ao conhecimento historiográfico, mas também à formação para a cidadania, pois é fundamental em nossa sociedade saber ler e interpretar de forma crítica as informações que encontramos na internet e avaliar se elas são confiáveis ou não.



Aula lúdica de História na revisão e avaliação da aprendizagem


aula lúdica de história
Aula lúdica de História com Jogos!

A prática de revisar um conteúdo com jogos de pergunta e respostas, por exemplo, já é mais comum na aula de História. O que propomos é que essa revisão seja mais divertida e aprofundada do que apenas um ato de rememoração.


Os jogos de pistas, como no exemplo do jogo "Adivinha quem eu Sou" sobre a História do Brasil na Primeira República, são muito úteis para uma revisão. Nesse jogo de cartas e tabuleiro para imprimir cada carta tem 10 dicas sobre os temas que podem ser: Lugar, Pessoa, Objeto ou Eu sou. As cartas "Eu Sou" podem ser conceitos ou expressões relativas à temática, como o "voto de cabresto" ou "coronelismo".


Tanto no formato de Jogo de Powerpoint quanto no formato de cartas e tabuleiro esse estilo de jogo é muito divertido e permite ao professor realizar uma revisão mais ampla e aprofundada do que os jogos de perguntas e respostas.





Agora se você já conhece nossos materiais, sabe do potencial dos jogos na aula de História e quer aprofundar o conhecimento sobre a metodologia da gamificação na educação e no ensino de História fique atento às publicações do nosso Blog!













1.245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page