top of page

Jogos incríveis e gratuitos para o ensino de História

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Se você é professor ou professora de História e quer inovar em suas aulas, que tal testar novas ferramentas para o ensino de História? Apresentaremos nesse texto três possibilidade de jogos educativos para o ensino de História gratuitos para você baixar e aplicar em suas turmas.


Jogos para ensino de História
Jogos Gratuitos para o ensino de História

Jogo Rotas do Deserto: Para trabalhar o ensino de História da África Pré-Colonial


Os Reinos do Sahel e as rotas das caravanas de camelos que atravessam o deserto são conteúdos trabalhados nesse jogo de tabuleiro e cartas para o ensino de História. Os diferentes elementos desse conteúdo, como a importância das Rotas Transariaanas para a expansão do Islã no continente africano e para a integração econômica e comercial da região do Sahel com a região ao norte do deserto do Saara são abordados de maneira lúdica através das cartas.


Além da inserção de uma nova ferramenta de ensino de História, pelo jogo você também estará trabalhando um tema fundamental para o ensino de História, pois compreender a África e os Reinos do Sahel é mostrar que a História e a cultura riquíssima da África tem força e dinamismo muito antes da chegada dos europeus naquele solo.


O jogo para o ensino de História está disponibilizado em PDF para download nesse link (clique aqui).



ensino de História
Jogo para o ensino de História

Jogo educativo Terra à Vista para o ensino de História das grandes navegações


O ensino de História das condições cotidianas das embarcações dos séculos XV e XVI é raramente abordado quando se trabalha o tema das grandes navegações. Geralmente se ensina as conquistas e as "descobertas" desses empreendimentos marítimos, mas é interessante mostrar aos estudantes o outro lado dessa História, pois os detalhes da vida dos marujos nas caravelas e naus, suas dificuldades, medos e conflitos proporciona maior materialidade à narrativa e sempre que conseguimos explicar a História a partir de uma narrativa, a História se torna mais compreensível para o estudante.


Esse jogo de tabuleiro e cartas está disponível em PDF para imprimir acessando esse link: clique aqui.


ensino de História
Jogo para o ensino de História

O mapa das especiarias: jogo de Powerpoint para o ensino de História


Esse jogo tem o objetivo de revisar o tema das Grandes Navegações com pistas sobre vários elementos associados ao contexto do século XVI.


Exploramos aqui um outro formato de jogo, o jogo digital, mas esse jogo não é online, na verdade, é um arquivo de Powerpoint. Você baixa em seu computador (solicitando o arquivo nesse link), e deve abrir no modo "exibição de slides" do Powerpoint (tecla F5) e projetar na sua sala de aula através do Datashow.


A turma deve ser dividida em duas equipes e o objetivo do jogo é descobrir a palavra-chave conforme as pistas exibidas, a equipe que descobrir a resposta certa antes ganha um ponto e avança com o seu navio no mapa das especiarias.



Ensino de História
Jogo para o ensino de História


O ensino de História pode ser mais leve e divertido


Os jogos educativos são ferramentas que podem deixar o ensino de História mais dinâmico e divertido. Estudantes, quando participam ativamente da aula, como o ato de jogar, aprendem mais, tanto o conteúdo que você pretende ensinar como também a se expor, a opinar, a errar e a acertar. Tudo isso também é aprendizado.


Se você quer além desses jogos gratuitos outros jogos sobre temas diferentes e também entender sobre o método da gamificação e como podemos potencializar o uso de jogos no ensino de História dá uma olhada nos demais textos desse blog!


Espero que tenha gostado de nossas dicas para o ensino de História!


Até mais e boa aula!












Posts recentes

Ver tudo
Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page