top of page

Quiz de História: Como fazer um jogo com o Powerpoint

Atualizado: 17 de ago. de 2023

O jogo de perguntas e respostas, ou seja, o Quiz de História, é um dos jogos mais tradicionais para ser utilizados na sala de aula. O quiz de História é divertido, pode ser jogado como parte de uma revisão de algum assunto já trabalhado e serve também para fazer o aluno refletir sobre algum tema, desde que as perguntas sejam bem elaboradas.


Nesse texto você vai aprender o passo-a-passo para fazer um Quiz de História no programa Powerpoint.


Quiz de História
Quiz de História feito no Powerpoint

Como trabalhar o Quiz de História em sala de aula


O Quiz de História pode ser apresentado por escrito, impresso, para ser respondido individualmente, porém isso faz com que o jogo perca um pouco a sua graça, pois fica com cara de “prova”.


Por isso a nossa proposta para trabalhar o Quiz de História na sala de aula é que ele seja respondido por equipes. E para isso o professor precisa dividir a turma em duas equipes e projetar o jogo no Datashow. Assim, responder as perguntas se torna muito mais desafiador, competitivo e envolvente.


Podemos utilizar o bom e velho programa Powerpoint para fazer jogos de Quiz de História muito bonitos e didáticos para projetá-los no Datashow e dinamizar nossas aulas. Um exemplo disso é o Quiz de História das Revoltas populares no Brasil do século XIX que você pode baixar gratuitamente clicando aqui.






É possível fazer um Quiz de História no Powerpoint?


Apesar da nossa familiaridade com o Powerpoint não estamos acostumados a utilizá-lo para fazer jogos, no entanto, ele tem uma série de recursos que nos permitem elaborar jogos de História muito divertidos e didáticos.


Hoje vamos falar um pouco aqui sobre como fazer um jogo de Quiz utilizando o Powerpoint como ferramenta.


Importante ressaltar que esse jogo não pode ser feito utilizando aplicativos similares ao Powerpoint e nem com sua versão online, pois ela não é exatamente a mesma do aplicativo da Microsoft Office.



Passo-a-passo para fazer um Quiz no Powerpoint


Abra o Powerpoint e deixe um slide em branco no para fazer a capa do jogo.


Crie na sequência, três slides que serão a estrutura de cada questão: um slide servirá para apresentar a pergunta, o segundo slide para a resposta correta e o terceiro para a resposta errada.


Use em seu Quiz de História referências do universo cultural dos alunos!


Para deixar o jogo mais divertido você pode salvar imagens em formato de GIF animados e adicioná-los aos slides de respostas corretas ou erradas, utilizando esse site:

Ou esse que tem legendas em português:


Não esqueça que as imagens devem ser salvas no formato GIF!


Um detalhe importante: busque imagens cujo conteúdo você sabe que faz parte do universo cultural dos seus alunos: Naruto, Hora de Aventura, Minecraft, Roblox, memes, séries, etc... Isso cativa os alunos e faz com que eles se interessem mais pelo jogo.



Memes quiz de história
Memes são legais no seu Quiz para dar uma descontraída!

Como fazer a estrutura dos slides do Quiz de História


No slide contendo a questão você deverá escrever o texto da pergunta e, para as alternativas, é importante que você insira um elemento que seja possível ser “clicado”, pode ser, por exemplo, um retângulo do menu “inserir”, ícone “formas”.


Em seguida você pode copiar e colar esse mesmo retângulo para ter pelo menos três alternativas como possíveis respostas. Uma tecla de atalho que facilita esse trabalho de copiar e colar é a tecla ALT. Você seleciona com o mouse o objeto, aperta o ALT e arrasta. Crie um layout conforme o modelo abaixo:


Quiz de História
Quiz de História no Powerpoint: Layout de pergunta

Como configurar os links do Quiz no Powerpoint


O próximo passo é configurar é configurar o Quiz para quando você clicar com o mouse na resposta certa ele indique o acerto ou o erro.


Para isso, você deve criar um link clicando com o botão direito do mouse em cada um dos retângulos azuis das alternativas.


Você deve adicionar o link vinculado ao documento, e depois clicar no slide que você quer linkar de acordo com o seu jogo, a alternativa correta ao slide que indica o acerto e a alternativa errada ao slide de erro.



Quiz de História no Powerpoint
Como adicionar um link às alternativas do Quiz

No slide que indica o erro você deve adicionar outro retângulo que funcionará como um botão para retornar ao slide de pergunta, você deve fazer isso adicionando um link ao botão e configurando-o para retornar ao slide de pergunta.


Para o slide de resposta correta você deve adicionar o link para a próxima questão.


Agora para fazer as perguntas seguintes você precisa duplicar (ou copiar e colar) os três slides iniciais (da pergunta, da resposta errada e da resposta correta) e configurar os links para das alternativas.


Enfim, esses são os passos básicos para fazer o Quiz!


Um simples Quiz pode tornar suas aulas de História bem divertidas!


Você pode variar o formato do Quiz em suas aulas de História!


É possível ser feito um Quiz com imagens, com vídeos, pode ser um Quiz de verdadeiro ou falso, pode ser um Quiz com pequenos trechos de músicas que podem ser tocadas pelo próprio Powerpoint.


Além do Quiz, é possível ser feito no Powerpoint jogos educativos de História em outros formatos.






450 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rotas do Deserto Divulgação_edited.jpg

Conheça nossos jogos gratuitos!!!

bottom of page